
O ligamento cruzado anterior é uma banda fibrosa no centro do joelho, auxilia na estabilização do fêmur na tíbia, principalmente em movimentos de rotação do joelho e em movimentos em que são realizados movimentos bruscos de mudança de direção, como em um drible no futebol.

Na grande maioria dos casos, a lesão do ligamento cruzado anterior é tratada cirurgicamente. Porém, algumas situações específicas podem ser tratadas de maneira conservadora ( sem cirurgia).
Na cirurgia o ligamento cruzado anterior rompido é substituído por um enxerto de tendão que funcionará como um novo ligamento.

A cirurgia baseia-se na substituição do ligamento rompido por um tecido que formará um novo ligamento (denominado enxerto). Os principais enxertos utilizados são tendões que sabidamente podem ser removidos sem causar sequelas ou danos, são eles:
1.- Tendão patelar, correspondendo a porção central do ligamento patelar
2- Tendões isquiotibiais (grácil e semitendíneo) - tendões localizados na porção posterior da coxa
3- Tendão do Quadríceps: o tendão quadriceptal é um tendão não tão utilizado quanto os tendões patelar e isquoitibiais, mas tem boas indicações e demonstra bons resultados. É mais utilizado em cirurgias de revisão de reconstrução do LCA ( quando paciente rompe o tendão mais de uma vez ).

esse tendões são usualmente retirados do paciente no mesmo lado a ser operado, em casos especiais podem ser retirados do lado contralateral, contrario ao lado lesionado.
Na prática diária os enxertos dos isquiotibiais são mais utilizados na reconstrução do ligamento cruzado anterior , porém a decisão é tomada individualmente para cada paciente. Como benefícios a cirurgia com o uso de tendões isquiotibiais demanda cicatrizes menores e causa menos dor no pós operatório
Após a torção do joelho são sinais de lesão do LCA são o Edema (inchaço) no joelho, dificultando a realização de movimentos como a flexão e a extensão da perna, a sensação de falseio no joelho, principalmente nos movimentos de mudança de direção e episódios frequentes de aumento do volume do joelho conhecido como derrame articular.
O tratamento Conservador ( sem cirurgia) se baseia em um protocolo rigoroso de fisioterapia, com reavaliações constantes, na falha do tratamento conservador é optado pelo tratamento cirúrgico.

Tratamento Cirúrgico: A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é realizada com auxílio de câmera de vídeo (denominada artroscopia) sendo realizada por pequenas incisões.
Na cirurgia, uma incisão maior é realizada para retirada dos enxertos seja no centro do joelho para retirada do enxerto e duas pequenas incisões para utilização das câmeras e dos equipamentos de vídeoartroscopia. Uma outra pequena incisão pode ser necessária para fixação do novo ligamento junto ao fêmur (osso da coxa).
Pode ocorrer após o procedimento cirúrgico uma discreta perda de sensibilidade da pele ao redor da incisão por onde foi retirado o enxerto dos isquiotibiais, pois em algumas pessoas um ramo de um nervo sensitivo da pele passa por essa região, porém esse tipo de situação muito raramente gera algum desconforto ou transtorno ao paciente.
Após o procedimento cirúrgico o paciente é submetido a um protocolo rigoroso de fisioterapia para que retorne as suas atividades normais o mais rápido possível, em atividade que demandem mudança de direção brusca e contato físico como no futebol, o tempo médio de recuperação até o retorno a atividade é de 9 meses.