INFILTRAÇÃO JOELHO - VISCOSSUPLEMENTAÇÃO
O Ácido Hialurônico é produzido normalmente por nossas células, ele é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina. De textura viscosa, presente no líquido sinovial (liquido dentro das articulações como a do joelho) e no nosso tecido conjuntivo colágeno, sendo um importante componente na constituição da articulação.
Em doenças cartilaginosas como na Artrose ( desgaste das articulações) o líquido sinovial se torna menos consistente, o que afeta uma de suas funções, que é a de absorção de impacto e lubrificação da articulação, devido ao desgaste gerado pela perda da cartilagem do joelho o espaço entre os ossos se torna menor, gerando sintomas, principalmente a dor .
A Viscossuplementação é um procedimento onde injetamos ácido hialurônico na articulação visando suplementar esse liquido sinovial mais fino, o ácido hialurônico é uma substância gelatinosa e tem como principal função absorver impactos e lubrificar a articulação do joelho, protegendo assim as lesões de cartilagem ou no caso de artrose instalada, diminuir a chance de novas lesões e melhorar a função articular.
A injeção de Ácido Hialurônico na articulação estimula a produção endógena ( do próprio corpo) de ácido hialurônico, melhorando ainda mais a viscosidade do liquido sinovial. Reduz a ativação de células inflamatórias que desencadeiam a cascata inflamatória que provoca a destruição articular na artrose, promove um estimulo a produção de cartilagem e colágeno tipo 2 e tem ação direta nos receptores de dor articular, promovendo uma melhora prolongada da dor. Existem muitos produtos atualmente no mercado e são divididos pelo tipo de matéria prima usada para a sua produção.
Origem não aviária: fermentados por bactérias (Streptococcus zooepidemicus) através da biofermentação. Menor potencial alergogênico
Origem aviária: a partir de matéria-prima animal (crista de galo). Apresenta potencial alergênico devido aos antígenos aviários. Produtos de origem aviária do mercado nacional.
A viscossuplementação está indicada para pacientes com dor persistente, sem melhora após um protocolo de reabilitação com fisioterapia, mudança de atividades, perda de peso, injeções de corticoide ( triancinolona), uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Pacientes com outros problemas de saúde como insuficiência renal, doenças do trato gastrointestinal ( gastrites, ulceras) que não podem fazer uso de anti-inflamatórios, assim como, pacientes para os quais a cirurgia não é uma opção ou para aqueles que gostariam de postergar a cirurgia, a viscossuplementação é uma ótima opção.
Pacientes com condromalácia patelar, que apresentam dor intensa, não conseguem realizar de forma adequada o protocolo de reabilitação com exercicíos de fortalecimento muscular, com a injeção intra-articular do ácido hialurônico ocorre uma melhora significativa nos sintomas devido o aumento da lubrificação articular, ocorre uma melhora na absorção de impacto, e consequentemente melhora na dor.
Com isso, o paciente consegue realizar uma reabilitação adequada, melhorando a função articular e os sintomas da doença.
A viscossuplementação não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, também não está indicado para pacientes alérgicos a produtos de origem aviária.
O procedimento é realizado no consultório sob condições rígidas de assepsia e antissepsia, é um procedimento rápido e dependendo do produto utilizado deve-se repetir uma vez por semana durante 3 a 5 semanas ou, em aplicações únicas.
Após a aplicação do produto o paciente pode voltar as suas atividades normais imediatamente, mas deve evitar atividades prolongadas, ou que exijam suporte de peso durante os dois primeiros dias após a aplicação. É recomendado a aplicação de compressa de gelo no joelho com duração de 20 minutos e fazer uso de analgésico em caso de algum desconforto.
Em 3 a 5% dos pacientes pode ocorrer algum efeito colateral como inchaço, dor, calor, vermelhidão do joelho, porém são reações leves e auto-limitadas que desaparecem rapidamente. Os produtos de origem aviária tem um potencial maior de provocar esse tipo de reação. Se necessário, pode-se realizar uma punção articular para analise laboratorial do liquido sinovial, diferenciando a sinovite ( provocada pela reação da articulação ao produto) de uma infecção.
A infecção após o procedimento ocorre em 1 a cada 10.000 aplicações e está relacionada diretamente com os cuidados de assepsia e antissepsia realizados antes da aplicação. São sinais de infecção articular: inchaço volumoso, dor intensa, febre, calor, rubor e bloqueio articular ( paciente não consegue dobrar ou esticar o joelho), sendo sempre necessário a avaliação médica de urgência.
Quando bem indicado, a melhora dos sintomas já é sentida após a primeira aplicação, porém na maioria dos pacientes as melhorias são graduais, sendo percebidas após a segunda ou terceira aplicação. Os resultados geralmente duram de 6 meses a 1 ano e o tratamento pode ser repetido a cada 6 meses sempre que necessário.
A viscossuplementação é uma ferramenta que ajuda muito no tratamento da doença cartilaginosa, auxilia na melhora da dor, consequentemente na reabilitação, na função e na qualidade de vida do paciente ,podendo postergar uma cirurgia. Porém, alguns casos avançados de artrose, com desvio importante no eixo mecânico do membro (pernas tortas), instabilidade, dor intratável, só serão resolvidos com o tratamento cirúrgico, sendo os mais indicados a osteotomia ou a artroplastia total de joelho em casos mais severos.