LESÃO DE MENISCO
Os meniscos são estruturas localizadas no centro do joelho, entre o fêmur e a tíbia, funcionando principalmente como "amortecedores de impacto", frequentemente eles podem ser lesionados em quedas, traumas ou atividades esportivas.
O tratamento dessas lesões ocorre de acordo com os sintomas, idade, perfil de atividade física e o tipo de lesão apresentada.
O tratamento para lesão meniscal pode ser cirúrgico ou não cirúrgico (conservador), O não cirúrgico se baseia em controle da dor e fisioterapia, promovendo reabilitação a esse paciente lesionado, visando a adaptação desse joelho e uma possível cicatrização da lesão do menisco.
Outro tipo de tratamento é o cirúrgico, onde podem ser empregadas as técnicas de meniscectomia ou sutura meniscal, ambas por via artroscópica (minimamente invasivas).
Meniscectomia: consiste na retirada da parte machucada do menisco, podendo o paciente retornar as suas atividades do dia a dia mais rapidamente. É uma técnica utilizada para meniscos já degenerados (gastos), que não podem ser suturados ( costurados) adequadamente, tentando sempre preservar a maior parte do menisco sadio.
Sutura de Menisco: consiste na sutura (costura) da lesão meniscal, visando a cicatrização, manutenção da anatomia e função articular do joelho, sendo o tempo de recuperação maior que o da meniscectomia. O tipo de sutura a ser realizado é decidido no pré operatório e depende sempre do padrão de lesão meniscal.
Hoje é preconizado sempre que possível realizar a sutura meniscal, pois é sabido que pacientes submetidos a meniscectomia parcial ou total tem uma maior tendência de desenvolver artrose (desgaste) da articulação do joelho futuramente.