Lesões na Academia
Lesões mais comuns na Musculação
A musculação é um dos exercícios mais praticados ao longo da história, as pessoas sempre praticaram o esporte para aumentar a massa muscular, aumentar a força e a definição muscular, sempre visando uma melhora de performance, assim como, uma boa forma física. . No entanto quando praticada sem instrução correta pode provocar lesões.
Os Benefícios da musculação são muitos, acelera o metabolismo, reduz a resistência a insulina, o que auxilia em ganho de massa e emagrecimento, melhora o sistema imunológico - desde que o exercício seja acompanhado de descanso adequado e alimentação adequada-, tonifica a musculatura, consequentemente o ganho de força, previne - principalmente nas mulheres- a osteoporose. O fortalecimento da musculatura da coluna vertebral previne o surgimento de doenças degenerativas com protusões discais e hérnias de disco, fortalecendo quadríceps femoral previne e melhora as queixas de dor no joelho seja ela provocada por uma condromalacia patelar ou uma artropatia degenerativa, melhora de forma geral o equilibro muscular o que facilita e melhora a qualidade de vida do praticante da atividade, principalmente em indivíduos na 3º idade, promovendo maior segurança nas atividades do dia a dia e uma sensação maior de bem estar.
LESÕES NOS JOELHO:
Diversos estudos biomecânicos mostram que um fator que predispõe um atleta a apresentar uma lesão, é a angulação em que o joelho é submetido durante o treino. A falta de conhecimento sobre a biomecânica do movimento, a falta de orientação adequada durante o exercício e o excesso de carga empregado, podem aumentar e muito o risco de lesão na articulação do joelho durante a atividade
Nos exercícios de cadeia cinética fechada ( exercícios que trabalham o joelho, tornozelo, quadril ao mesmo tempo) como o legg-press, por exemplo, quando praticado em uma angulação acima de 60º gera um aumento de pressão muito grande na articulação patelo-femoral, podendo gerar dor e lesão na cartilagem do joelho.
Nos exercícios de cadeia cinética aberta ( exercícios que apenas o joelho trabalha durante a contração muscular) como a cadeira extensora, o aumento da pressão na articulação patelo femoral ocorre quando a musculatura extensora ( da coxa) faz força contra a gravidade com o joelho em 45º a 60º, o aumento de pressão na articulação do joelho pode gerar dor, estalido, podendo provocar lesões na cartilagem.
O fator mais importante na prevenção desse tipo de lesão é a boa execução do movimento, sendo sempre observado por um profissional qualificado
LESÕES NA COLUNA LOMBAR:
Alguns movimentos na prática da musculação provocam aumento da pressão intra-abdominal, isso, associado a excesso de carga, mal execução do movimento, principalmente, de flexão e rotação da coluna lombar podem sobrecarregar suas articulações, e levar a um desgaste maior nos discos intervertebrais. Essas lesões podem gerar artrose da coluna lombar, protusões discais, hérnias discais, que quando tocam o saco dural na medula, geram dor de forte intensidade sendo muitas vezes incapacitante. Essas lesões são mais comuns em pacientes entre 35 a 45 anos.
Lesões No Ombro;
O Ombro tem por função posicionar as mãos no espaço, não sendo biomecanicamente normal ser o membro superior elevado acima da cabeça. o movimento por si só pode gerar lesões degenerativas ao longo do tempo, com o aumento súbito da carga e intensidade de exercícios como o supino, elevação lateral, desenvolvimento do ombro, remada alta, quando associados a movimentos descoordenados podem levar à chamada síndrome do impacto do ombro, uma das maiores causas de dor e disfunção se tratando de ombro. De caráter crônico, tendo como principal sintoma a dor, que piora à noite e ao levantar o braço, além de crepitação local (estalos), fraqueza e dificuldade nas atividades da vida diária.
É provocada pelo impacto do tendão supraespinhal na porção inferior do acrômio, ela é desencadeada, muitas vezes, por movimentos repetitivos do braço, assim como exercícios como elevação lateral, elevação frontal, que exigem uma flexão de 70 º a 120º do ombro. A pode estar associada também a outros fatores como anatomia do ombro, trauma, degeneração articular e muscular, sendo de suma importância procurar um ortopedista para melhor avaliação do caso.
LESÕES MUSCULARES:
O paciente relata uma história de dor súbita localizada de forte intensidade, pode ser acompanhada de perda imediata da força.
A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com a sua gravidade.
A lesão muscular pode gerar um defeito ( depressão local ou “gap”) visível ou palpável. A presença de hematoma na região da lesão pode mostrar uma maior extensão e gravidade. Se solicitado ao paciente realizar força contra a resistência ele apresentará uma dor local de forte intensidade e uma impotência funcional, não conseguindo mover a articulação.
Apesar de frequentes, a incidência de lesões musculares na musculação é menor do que as lesões em esportes como futebol e corrida, assim como, em outros esportes de contato como jiu-jitsu e mma. O tratamento das lesões musculares incluem a aplicação de gelo local, imobilização da articulação e fisioterapia, esta deve ser iniciada o mais rapidamente possível. Os critérios para o retorno ao esporte são: a recuperação total da amplitude de movimento, a ausência de dor e critérios de força muscular semelhantes aos valores pré lesão ou acima de 80% da força muscular comparada ao membro contralateral.