Condropatia Patelar
Condropatia patelar é a lesão da cartilagem da patela.
A condromalacia patelar é uma doença comum, caracterizada por um amolecimento na cartilagem da patela, esse amolecimento gera uma diminuição na capacidade da cartilagem em absorver os impactos diários na articulação, o que provoca lesões, a condropatia patelar pode ser dividida em 4 estágios: grau I, II, III e IV.
pode estar relacionada a dor, inchaço e sensação de crepitação (estralo do joelho), dificuldade para agachar, descer escadas, e praticar atividade física, como a corrida por exemplo.
Porém, isso pode não ocorrer em todos os pacientes, muitas pessoas têm condromalacia patelar sem nenhuma dor, e muitas pessoas têm dor sem nenhuma condromalacia, pois outras patologias ou distúrbios da articulação patelo femoral podem ser a causa de uma dor anterior do joelho.
São diversas as causas da condromalacia patelar, entre elas a sobrecarga na articulação patelo femoral podem causar lesões na cartilagem, inicia-se com um amolecimento da cartilagem (grau I), depois com pequenas fissuras (grau II), podendo evoluir para grandes lesões e erosões (grau III) na cartilagem , chegando a acometer o osso subcondral ( grau iv).
Essa sobrecarga na articulação patelo femoral pode ser causada por um fortalecimento inadequado da musculatura dos membros inferiores ( quadriceps, gluteos, isquitibiais), fatores anatomicos como joelho valgo ( joelho para dentro), patela alta, tróclea rasa.
O Aumento significativo da intensidade de atividades físicas em curto espaço de tempo, superando a capacidade de absorver a carga no joelho, assim como a Obesidade, são alguns dos fatores que podem gerar a condropatia patelar
O diagnóstico é realizado mediante a exame físico, complementado por um exames de imagem, sendo o principal a ressonância magnética, onde conseguimos observar o grau das lesões.
O tratamento da patologia consiste em reabilitação, onde devemos focar no fortalecimento muscular com auxilio da fisioterapia, alongamento, correções nos padrões inadequados de movimento do joelho, readequação das atividades que possam estar causando as lesões. O controle do peso corporal também é um fator importante no tratamento da condropatia patelar.
Quando acompanhado de sintomas intensos, podem ser utilizados medicações orais como analgesicos e antiinflamatórios e em casos refratários, usar medicações injetáveis diretamente na articulação do joelho ( corticóides, acido hialurônico) .
O Tratamento cirúrgico para lesões na cartilagem da patela são exceção. Nos casos de falha do tratamento conservador, em lesões grandes, acompanhadas de sintomas mecânicos como travamento do joelho, e em casos de lesões associadas que também necessitem de cirurgia, como instabilidade patelar.
O tipo de cirurgia depende do tamanho e localização da lesão, sendo que entre as opções estão o debridamento da cartilagem via video artroscopia, ou técnicas mais complexas como a mosaicoplastia que é o transplante autólogo de cartilagem ( retira-se um pedaço de cartilagem do joelho do paciente para transplantar na área da lesão) e o uso de membranas para regeneração da cartilagem.